in low light, especially indoors, with your cell phone moving, images like these can be taken!
domingo, 27 de dezembro de 2020
sábado, 26 de dezembro de 2020
In my room
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
THE PROBLEMS OF SHARING KNOWLEDGE
Isto, a propósito, de hoje tentar partilhar, como é de meu agrado e tendência, o que ouvira sobre a evolução viral da nova variante do covid-19 na Inglaterra; e, do facto de as máscaras antivirais nos protegerem dos vírus da gripe. Resultando numa discução desagradável.
Os vírus, quanto mais se espalharem, mais facilidades terão em evoluir e criar variantes.
Isto, não acontece só com os vírus, mas com todas as espécies. Veja-se a espécie humana.
Há anos, li, de um cientista, que a facilidade com que os vírus evoluem, pode levar a que sejam os futuros dominadores da Terra.
E agora uma imagem que nada tem de viral, mas de cultura de arte. Arte que muito contribui para o desenvolvimento da sensibilidade, e logo da inteligência a cada dia mais necessária humanidade. É uma fotografia quase pintura.
Post scriptum:
Acabei de comer bolotas cozidas, bebendo uma caneca de café com leite, uma beleza! Sabia que os nossos antepassados, lusitanos, dos quais descendemos, tinham como alimento comum, e importante, as bolotas? Até fazendo farinha delas?
Há 60 anos ainda eram muito apreciadas. Isto quando no Alentejo se praticava uma cultura popular muito rica, e que, infelizmente, a ignorância que a evolução tecnológica, e a democracia, para a qual estávamos pouco preparados, desenvolveram, deixou morrer.
Um Bom Natal com saúde e amor!
JAd'O
domingo, 6 de dezembro de 2020
DiAs dE iSoLamenTo
Nos dias de isolamento que se vivem, é muito bom que nos entretenhamos sempre com algo. Quando não pode ser na rua, pelos frios, e chuva, pode ser em casa!
Um telemóvel é um desses “brinquedos” maravilhosos para estarmos entretidos, cabeça ocupada, a fazer fotografia.
Explore bem o seu, que os telemóveis modernos são estúdios fotográficos em miniatura.
Os candeiros de leitura são bons para criarmos iluminações artísticas. Um espelho de mão ajuda a vermos a ilumunação do nosso rosto.
Depois a imaginação faz o resto!
Veja essa duas imagens e imagine como foram feitas!
Esta foto de cozinha é feita
com o telemóvel em movimento no momento do disparo!
Divirta-se!
Joa d’Arievilo
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
CéUs FanTáSticos aLenTejAnos
Nos cehus alentejanos sawo muito comuns estes espetahculos fantahsticos prenuhncios de tempestade, como se o firmamento viesse abaixo sob o peso de chuvas torrenciais! Mas, depois, nawo chove mais que umas escassas gotinhas, que nem enchem um caldeirawo debaixo das goteiras de um telhado.
sábado, 31 de outubro de 2020
Cehus de Agosto
terça-feira, 20 de outubro de 2020
domingo, 18 de outubro de 2020
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
terça-feira, 18 de agosto de 2020
o CERro dA RoCHa
quinta-feira, 23 de julho de 2020
sexta-feira, 3 de julho de 2020
domingo, 24 de maio de 2020
terça-feira, 19 de maio de 2020
domingo, 17 de maio de 2020
sábado, 16 de maio de 2020
quarta-feira, 13 de maio de 2020
domingo, 10 de maio de 2020
domingo, 3 de maio de 2020
bRiNcAR eH PreCiSo!
Na verdade precisamos de brincar, até com as nossas barbas, o mundo vai muito tenebroso!
Saúde e boa-sorte para todos,
e pensem que estamos precisamente no momento das nossas vidas,
e que isso é a coisa mais espantosa do mundo!,
só acontece uma vez
domingo, 19 de abril de 2020
segunda-feira, 9 de março de 2020
OrA FaVAs!
agracia.
Às vezes não sei como hei de estar de mal que me sinto, e lá vou para o quintal recuperar a tranquilidade.
Mas esta imagem obtida com o meu velhinho iPhone, fascina-me!, principalmente naquela flor no "ponto de ouro da imagem" a "olhar-nos!"
sexta-feira, 6 de março de 2020
O PeGo dO FrEiXo
Depois, custa tanto ver esses lugares que foram de sonho, agora completamente abandonados… que as palavras nos escapavam…
Fiquemos assim, com o sentimento de saudade do Pego do Freixo.
P.S.
Mais abaixo, no mesmo rio, havia um pego onde a minha avó ia lavar a roupa, que ficou conhecido por O Pego da Tia Leonor. Não é lindo?
segunda-feira, 2 de março de 2020
o pEgO dO FrEiXo
Águas límpidas, plácidas, margens limpas de mato desnecessário, com algumas tramagas onde dependurávamos a roupa. Havia até uma areia escura, e limpa, na margem do lado de cá. Na outra margem, na barroca, crescia um freixo inclinado para o pego, de onde mergulhávamos para a água. Era uma alegria pelo verão todo, era ali a nossa praia, adultos e crianças.
Hoje tudo está abandonado, e ninguém se atreve a mergulhar no Pego do Freixo, nem noutros pegos afins.
Existem realidades neste país que nunca compreenderei, e esta é uma delas. Onde poderia fazer-se facilmente uma praia fluvial para atrair gente, principalmente com crianças, a uma aldeia quase deserta, valorizando-a, deixa-se tudo neste abandono chocante.
A aZinHeirA dA CoNsErVa
Antigamente as azinheiras tinham nome, não era bonito? Esta é a única, dqueles tempos, que ainda resta viva.
Ficou conhecida como a Azinheira da Conserva por conservar as suas bolotas até mais tarde, quando nas outras azinheiras já não existiam frutos.
Está velhinha, mas ainda erguida na sua dignidade, de cerca de 200 anos.
As outras, conhecidas e muito famosas como a Azinheira da Castanha, assim conhecida pelo tamanho e formato das bolotas, desapareceram pela falta de chuva de que o Baixo Alentejo tem sofrido.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2020
HoJe, FoTograFar na gRaçA dOs TeLeMóVeiS
Hoje, fotografar é das actividades mais fáceis!, não só porque se tem o laboratório fotográfico no computador!, mas, sobretudo, graças aos telemóveis que tornaram o acto de fotografar acessível a toda a gente!
BoRrAsCa
Hoje fotografar é das atividades mais fáceis!, embora as máquinas sejam caras. Mas compensam pq se tem o laboratório fotográfico no computador. Não se pense q isso dispensa o tal saber de arte, não! 2013-09-13
segunda-feira, 6 de janeiro de 2020
domingo, 5 de janeiro de 2020
pApAs dE MiLhO
Passei um bom bocado entre aquela gente!
Porém, eu que sou de culturas e artes, quando tentei falar como deveriam ser cantadas as janeiras para se obterem melhores resultados, recebi logo respostas avessas como esta:
"Diverte-te e não critiques!"
Mas também havia os mais exigentes que concordavam comigo e exclamavam que "Aquilo não era nada!"
Conclusão, há uma falta de cultura no Alentejo que o está matando...
A FeStA dO DiA DoS REiS
Boas vozes no canto coral, como sempre no Alentejo, mas, infelizmente, faltou um ‘maestro’, alguém com cultura musical alentejana para repor o canto alentejano na ordem, abafado pelos dispensáveis instrumentistas, sons demasiado altos, que não permitiam que o canto nos chegasse em toda a sua espiritualidade e beleza.
quarta-feira, 1 de janeiro de 2020
Leonardo da Vinci \ Reflexões
Se as reflexões, só por si, não nos libertam de sofrimentos tais como os de depressão e outros, quando são aliadas à dispersão, ao alheamen...
-
Esses cogumelos são muito curiosos; eles parecem bolas, tenho-os encontrado entre as pedras, como aqui se vê, à beira dos caminhos pelos ...
-
Pela segunda noite consecutiva ao tentar fotografar a Lua deparo com o facto desagrável de esta aparecer refletica na Terra. Enquanto a L...